Banner Principal

5 Motivos que podem levar sua empresa a falir

5 Motivos que podem levar sua empresa a falirExistem muitas falhas dentro de uma empresa que pode levar ela a falência e assim fechando as portas. Você sabe quais? Conheça!

Nem sempre é culpa da crise financeira para  um negócio vir a fechar as portas, muitas atitudes da própria empresa, podem acabar com ela e levar os negócios para baixo. A questão é  que a maioria dos empreendedores não prestam muita atenção em toda sua gestão, e quando vão ver, o negócio já está à beira da falência.

O maior erro dos empresários ainda gira em relação às questões financeiras, a falta de controle, organização, e na contínua atualização de informações sobre o setor financeiro de sua empresa. Quando o empresário deixa o setor financeiro de seu negócio de lado e foca totalmente em outros setores, é uma decisão ruim, e que trará consequências negativas mais cedo ou mais tarde.

Quem realmente está familiarizado com os negócios, sabe que não existe uma fórmula mágica para chegar ao sucesso, mas com um bom conhecimento é possível diminuir muito a probabilidade de a empresa vir a fechar as portas.

É preciso saber muito de logística operacional, e ter habilidades de gerenciamento para saber administrar um negócio e chegar ao sucesso.

Conheça 5 Motivos que podem levar sua empresa a falir

Existem diversos motivos e fatores que podem acabar com o seu negócio, e levá-lo à falência, e assim ter que fechar as portas de vez, mas quais os mais graves deles? Preparamos uma lista com os 5 principais motivos para ajudar você a entender melhor sobre seu negócio:

 

  • Falta de controle financeiro – Controle financeiro é essencial, mas não é isso que normalmente ocorre. Quando os proprietários misturam as contas pessoais e do não há controle no caixa da empresa acabar com ela. Incluir planilhas é uma boa opção para quem não quer ir à falência, e sistemas de software financeiros e operacionais é a segunda opção eficaz, que deixa sempre atualizado as informações sobre o caixa, para o empreendedor sempre ter noção do que está acontecendo em seu negócio;
  • Planejamento em longo prazo – Qualquer empresa deve ter pensamentos em longo prazo e um planejamento é essencial, seja um negócio de pequeno, médio ou grande porte. É preciso administrar todas as operações do negócio, para que a empresa vá traçando seu caminho natural e saudável, visão ao longo prazo é bom para o negócio e faz com que você sempre esteja planejando algo.

 

Não é o que normalmente ocorre, e empreendedores focam no início do negócio e quando percebem se perderam, porque o amanhã chega e nada foi planejado;

 

  • Falta de clientes – Os clientes não batem a porta da empresa de maneira natural, mas os empreendedores não entendem isso e acabam com seu negócio. É preciso investir em marketing e comunicação, para uma boa divulgação em cima do público alvo, essas estratégias trarão clientes para o empreendimento;
  • Brigas com sócios – Desinteligências sempre acabam com o negócio, não é bom criar desavenças, porque os problemas continuam e a empresa acaba sendo esquecida na briga ao poder, ideias e falta de decisão. O melhor a fazer é conversar, expor as ideias e chegar a uma decisão por meio burocrático, pode ser feito por pesquisas com clientes, ou empregados que também ajudam administrar a empresa;
  • Falta de capital – Todo negócio necessita de investimentos mensais, e quando falta capital, o negócio pode ser arruinado. Planejamento em todos os setores de uma empresa é essencial para que sempre fique aquele dinheiro no caixa, para investimentos e retornos mensais. Quando um investimento não der retorno, não insista como muitos empreendedores acabam fazendo, mas sim estude o caso e mude de rota para ter sucesso.

 

A maior parte da culpa que um negócio pode vir a acabar é do próprio empreendedor que não possui conhecimento e nem preparo para administrar uma empresa, mas isso não é um problema, se você estudar e procurar a entender cada dia mais o mercado em que está atuando.  

Escreva um Comentário

9 + seis =

TOPO