Você está aqui:Home » Notícias » ANAVIDRO explica: o vidro soprado

ANAVIDRO explica: o vidro soprado

Explicaremos hoje aqui no site da ANAVIDRO o processo básico de fabricação do vidro, dando um enfoque especial ao vidro soprado, que, mesmo tendo sua produção simplificada e ampliada nas fábricas de vidro, permanece sendo elaborado para o artesanato em processos rudimentares.

Para a fabricação do vidro plano, as matérias-primas que formam o vidro são misturadas a frio e levadas ao forno para fusão. As fornalhas industriais são constituídas de três partes, sendo a primeira a de fusão, a segunda para refinação e a terceira voltada para a regeneração. Como os fornos são interligados por canais, a mistura, que é entornada na mesma velocidade em que está sendo moldada e regenerada, é produzida em quantidade constante até o processo de resfriamento, que deixa o vidro na temperatura ideal para a formação da gota de vidro.

Gota de vidro sendo preparada para o artesanato (http://lapsosdetempo.blogspot.com)

Gota de vidro sendo preparada para o artesanato (http://lapsosdetempo.blogspot.com)

No processo de produção do vidro soprado, o material deve ser aquecido até tornar-se flexível por meio de um forno especial. Já praticamente líquido, o artista utiliza uma zarabatana para criar uma bolha no material. Esta bolha será a abertura no vaso e é por ela que se manipula o material até que adquira forma desejada. Para a conclusão do processo, é feito um resfriamento gradual do vidro, trazendo-o de volta à temperatura ambiente.

Artesanalmente, o processo é efetuado em fornalhas mais rudimentares, como as muitas existentes em Murano, ou mesmo em maçaricos, como pode ser visto no vídeo abaixo. Neste tipo de produção, a habilidade do artesão conta muito, assim como sua criatividade, já que a gota oferece inúmeras possibilidades de moldagem.

http://www.youtube.com/watch?v=U6cOP9bYgOI – Produção artesanal de uma maça de vidro

Sobre o autor

Número de entradas : 613

comentários (5)

  • José Roberto

    Gostaria de adquirir peças de vidro soprado paradas de presente. Preciso de endereços de artesãos desta arte em Florianópolis.
    Obrigado

    Responder
  • Edilson Cavalcante

    Gostaria de adquirir peças de vidro soprado paradas de presente. Preciso de endereços de artesãos desta arte em Rio de Janeiro – RJ. Obrigado

    Responder
    • marcus chamusco

      bom dia

      estou enviando os contatos de Marcus Chamusco artesao de vidro soprado localizado em VARGEM GRANDE , no rio de janeiro…..

      Atenciosamente
      Eliane de Sant Anna.. consultora comercial ..
      Cel. 21 988979146 para qualquer agendamento …

      Responder
  • Fernando Gonzakes

    Sou Terapeuta e Preciso desenvolver um instrumento de trabalho em vidro ,esse instrumento seria pra teste no momento e , posteriormente seria produzido em maiores quantidades pra fornecer a demanda de alunos e profissionais Terapeutas.
    Gostaria que um profissional de São Paulo entrasse comigo nessa parceria . Meu email: fernando_gonzzales@hotmail.com
    Agradeço desde já.

    Responder
  • Constantino Martins Jr.

    Preciso de endereço e telefone de artesãos de vidro soprado no Rio de Janeiro, meu filho tem um baleiro cofre com um bojo em vidro que se quebrou.
    Grato

    Responder

Deixe um comentário

Rua 13 de Maio, 911 - Bela Vista - São Paulo - SP CEP 01327-000 | 11 2373-2385 | © 2012 Todos os direitos reservados.

Voltar para o topo