Curiosidades

Como dispensar seu vidro da forma correta?

Como dispensar seu vidro da forma correta?Pela natureza da sua matéria prima, o vidro exige cuidados especiais ao ser descartado. E há formas corretas.

Em nossas casas, já nos habituamos a fazer a coleta seletiva e colocar o vidro em uma caçamba especial. Se a nível doméstico é já uma ação de extrema importância, imagine quando diz respeito a empresas que usam esta matéria prima.

Mas o que gera o descarte do vidro? São vários motivos. Pedaços que sobram, também conhecidos como retalhos que não tem o tamanho adequado para serem aproveitados.

Cacos, que surgem de quebras de vidro durante os processos de furação, lapidação ou no forno de têmpera. Isto pode acontecer por duas razões: defeitos de fabricação e manuseio errado.

Por sua vez, o uso de vidro de baixa qualidade poderá levar ao descarte deste material. E também há uma outra situação gerada pelos fabricantes: o dispensar de vidro poderá acontecer pelo envio de peças que não correspondem ao pedido realizado.

Para além dos cacos, o descarte poderá acontecer no formato de pó de vidro.

Este pó poderá ser originário de dois processos: na lapidação, que é o primeiro processo e que corresponde ao polimento das bordas da peça e como segundo processo, na furação para o encaixe de acessórios e ferragens.

Como dispensar seu vidro da forma correta?Como é possível observar, o descarte de vidro é um processo inerente a sua fabricação. Mas como dispensar seu vidro de forma correta?

Como ainda há pouco mercado para a comercialização dos vidros descartados, a melhor solução e já usada por muitas empresas é a reciclagem do vidro. Esta é uma medida que contribui para um uso responsável e racional de energia e recursos naturais que estão, a cada dia que passa, mais escassos.

O vidro, pela natureza do material, e ao contrário do papel, por exemplo, apresenta uma maior dificuldade para o seu descarte. E isso está ligada as condições de segurança.

O vidro é um elemento que se, manuseado de forma incorreta, poderá causar ferimentos e por isso o seu descarte deverá ser feito com cuidado e em segurança. Mas como dispensar seu vidro de forma correta?

Há empresas especializadas neste serviço, coletando, tratando e dando destino ao vidro. Cada tipo de vidro tem um valor específico que é pago às processadoras pela tonelada da matéria, vendendo, então para a indústria.

O vidro reciclado poderá ser utilizado em cerâmica, sinalização viária e até em elementos decorativos como lustres.  A reciclagem é a solução para dispensar de forma correta o vidro e há empresas que estimulam o retorno de cacos de vidro, desde que estejam livres de impurezas e separados por cores.

Embora, a reciclagem seja a estratégia usada para dispensar o vidro de forma correta, por exemplo, o pó de vidro não é reciclável e o local ideal para o descarte é o aterro industrial.  

Assim como as processadoras, as vidraçarias também geram descarte, mas em menor número. Neste caso, há duas formas de lidar com a sucata: aterros ou a coleta por empresas de reciclagem. Inclusive, algumas processadoras oferecem caçambas especiais para que o vidraceiro faça o descarte do seu vidro de forma correta.

O descarte de vidro está regulamentada pela lei 12.305/10, referente a Política Nacional de Resíduos Sólidos, definindo as diretrizes para o combate à poluição. Sendo claro os objetivos de redução na geração de resíduos, estimulando os processos de reutilização, reciclagem e tratamento dos materiais.

Ressaltando, que de acordo com esta lei, configura-se como crime ambiental, o descarte ilegal de resíduos sólidos.

Por isso, a extrema importância quer para processadoras, quer vidraçarias, de dispensarem seus vidros, e de acordo com a dimensão da sucata produzida, de forma correta.

Escreva um Comentário

dezenove − 10 =

TOPO