Você está aqui:Home » Notícias » Como funcionam as estufas de vidro?

Como funcionam as estufas de vidro?

As estufas são estruturas construídas para o cultivo de flores, frutos e verduras, projetadas para que o desenvolvimento dos vegetais cultivados não seja prejudicado por elementos externos ou pelo excesso de calor.

O funcionamento das estufas é bem simples: os raios solares atravessam a cobertura e aquecem o solo, e, quando o calor sobe, ele não é dissipado, permanecendo no ambiente porque é aprisionado pelo teto. Naturalmente, o vidro, que é um material não agressivo ao meio ambiente e que permite maior aproveitamento da energia solar, é o componente mais indicado para esse tipo de estrutura. Os materiais sintéticos, como o plástico, são mais poluentes e necessitam de trocas frequentes, gerando grandes quantidades de conteúdo não degradável.

A manutenção do calor facilita a fotossíntese e as trocas gasosas dos vegetais, garantindo que o processo básico de crescimento das plantas seja mantido por mais tempo, em condições ideais. Para manter tais condições por períodos prolongados de tempo, é normal que as estufas tragam em suas estruturas sistemas de manutenção e fontes alternativas de calor.

Efeito Estufa
O fenômeno climático ao qual atribuímos o aquecimento da temperatura do planeta recebe esse nome por ocorrer de acordo com os princípios básicos de uma estufa comum. Nesse caso, o ar da superfície é aquecido e não consegue subir à atmosfera para se resfriar, permanecendo aprisionado na densa camada de poluição, que chega a ser visível nos grandes centros. Dessa forma, as temperaturas vão se elevando cada vez mais, já que o ar quente raramente se dissipa, gerando as condições de aquecimento global que encontramos atualmente.

Vidro oferece conforto térmico e condições ideais de luminosidade para os vegetais (http://terracotajardinagem.com.br/)

Vidro oferece conforto térmico e condições ideais de luminosidade para os vegetais (http://terracotajardinagem.com.br/)

Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Estufa
http://vidronovo.wordpress.com/2011/10/03/afinal-para-que-serve-uma-estufa/
https://pt.wikipedia.org/wiki/Efeito_estufa

Sobre o autor

Número de entradas : 613

comentários (2)

  • Bella

    Olá, gostaria de saber se uma pessoa dentro de uma estufa, enquanto faz a sua manutenção, pode ser afetada pelos raios UVA e UVB, se o vidro ajuda na potência deles e afeta a pessoa mesmo que esta esteja usando um bloqueador (não protetor solar) de alto fator (acima de 50 FPS) se existem possibilidades de alterações da cor da pele em pessoas extremamente claras como o bronzeamento. Obrigado desde já !

    Responder
  • Mayara Marques

    Olá! Se possível, indico que faça inclusões em suas informações sobre o Efeito Estufa. O efeito estufa é essencial para a sobrevivência dos seres vivos. De uma forma bem simples de se explicar, se não existisse, durante a noite, congelaríamos.
    Se possível também, não use wikipedia como fonte.

    Responder

Deixe um comentário

Rua 13 de Maio, 911 - Bela Vista - São Paulo - SP CEP 01327-000 | 11 2373-2385 | © 2012 Todos os direitos reservados.

Voltar para o topo