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Porque as vidraçarias perdem venda?

Porque as vidraçarias perdem venda?Você pode aumentar as chances de fechar um orçamento com estratégias básicas de atendimento, acompanhe a matéria e descubra como.

Hoje em dia, com a comodidade do uso da internet, criou-se um percalço no âmbito do atendimento interpessoal. Os vidraceiros, pelo menos a maioria, se acostumaram a enviar orçamentos por e-mails, a pedido de interessados que solicitam valores também por e-mail ou por telefone.

Na prática, a pessoa solicita o orçamento pelo telefone ou pede que o vidraceiro vá à casa dele para fazer a medição. E a partir daí é que pode morar o perigo! O vidraceiro envia a proposta posteriormente por e-mail, muitas vezes, sem ligar para o cliente, sem saber se ele recebeu e se tem alguma dúvida.

O cliente, com várias dúvidas sobre a proposta recebida, poderá apenas comparar os números com os de outras vidraçarias, ou seja, não conseguirá mensurar o real valor daquele serviço, passando a enxergar somente o preço.

O feedback e o atendimento presencial é tudo!

E nesse círculo vicioso, o vidraceiro fica frustrado porque a conversão dos orçamentos em vendas é baixa. Sabe o que pode estar acontecendo? O cliente só está vendo o preço porque não entende a proposta, não entende o que será colocado na casa dele porque, na verdade, ele não está conseguindo visualizar o serviço.

O correto é agendar um novo dia e levar o orçamento (que foi enviado por e-mail) para a casa do cliente e expor os detalhes do documento. O orçamento tem que ser objetivo e ao mesmo tempo completo, ou melhor, bem explicativo. Deve mostrar, por exemplo, a ferragem que será usada, as opções de vidros que podem ser utilizados e todos os demais acessórios que serão instalados. Deixar seu cliente seguro, sobre eventuais problemas que possam ocorrer, e que você terá um pós venda capaz de solucionar.

Táticas para fidelizar o cliente

Uma ideia seria levar o modelo das peças que são instaladas para que o cliente entenda o porquê do uso de certos materiais e a qualidade do serviço final. Leve as amostras dos produtos, pois dessa forma o cliente enxergará o verdadeiro valor do serviço e não ficará preso apenas ao preço. Tenha certeza que voltar à casa do cliente não é perda de tempo, mas poderá ser o fechamento de um novo pedido! 

Mesmo se o cliente se mostrar ocupado e quiser o orçamento apenas por e-mail, tente reverter a situação com argumentos convincentes. Fale sobre a importância de mostrar o material que será colocado na casa dele, crie explicações que gerem a curiosidade dele. Por fim, se não conseguir convencê-lo, diga que abrirá uma exceção e enviará por e-mail.

Você sabia que a maioria dos orçamentos são fechados quando apresentados pessoalmente, com explicações e amostras dos produtos que serão instalados?  Por isso, valorize o seu trabalho de prospecção, apresente sua proposta e use uma boa negociação. Sempre objetive como foco a qualidade do produto e serviço e, por fim, o preço.

Valorize o seu serviço

Muitos podem pensar que o primeiro item que o consumidor valoriza é o preço. Lei do engano, o que ele mais preza é o sentimento de confiança. Ou seja, se o cliente optou pelo preço e não o produto, certamente é porque ele não conhece o produto e cabe apenas a você explicar esses detalhes.   

Saiba valorizar o seu trabalho e mostre os diferenciais do seu serviço. Mostre na proposta tudo que for gasto em vidros e ferragens e considere 50% a 80% a mais para gastos com transporte, ferragens e estrutura.

Seja perspicaz no trato com o cliente!

Ao visitar a casa do cliente, tente não se limitar apenas ao serviço que foi solicitado. Se você, experiente no ramo, notar que pode oferecer outros serviços diferenciados, mostre essas opções ao cliente. Lembre-se, o cliente não pode solicitar por algo que desconhece, e só você poderá mostrar todos os diferenciais que podem ser oferecidos!     

O cliente não é especialista no ramo, por isso, fale sobre os vidros indicados para os tipos de instalação e faça com que ele compreenda a necessidade do uso de determinados produtos.  Na parte de ferragens e acessórios é a mesma coisa, devem ser adequados para suportar a estrutura, por exemplo.  

Retorne ao cliente sempre que for solicitado

Todos os canais de comunicação da empresa devem estar atentos às solicitações que chegam. Você pode contratar uma agência para colocar sua empresa nos principais veículos de comunicação, mas nada adianta se não conseguir atender seus clientes prontamente.  O atendimento rápido e eficiente pode ser crucial na relação entre o cliente e empresa.

 A importância da pós-venda

Após a venda do produto/serviço ao cliente, é preciso dar continuidade a esse relacionamento para que se reflita em negócios futuros. Depois do fechamento da venda, é preciso acompanhar o cliente, entrar em contato, saber se ele está satisfeito e se tem algum problema que precisa ser exposto para futuro reparo.

No pós-venda, além de prestar as informações básicas e instruções, pode-se abordar a necessidade de manutenção, como no caso das ferragens para vidros. Oriente o seu cliente a se atentar aos impactos que o vidro poderá causar, como por exemplo, ao abrir e fechar portas com força.

O vidro deve receber alguns cuidados para a sua boa manutenção, como evitar o uso de certos produtos que possam danifica-lo. É importante ressaltar sobre o uso das dobradiças, fechaduras e roldanas que podem se desgastar. É possível que aconteça uma sobrecarga nos vidros, podendo ocasionar a quebra. O ideal é aconselhar a realizar a manutenção preventiva anual e reparo sempre que necessário. Alerte seu cliente sobre as temperaturas, que devem seguir normas e parâmetros rigorosos para garantir a qualidade dos produtos fabricados.

Esteja por dentro das novidades do segmento

Milhares de empresas do ramo lançam novidades em relação à acessórios, kits, tecnologias e aplicabilidade de produtos. Vá atrás de novidades na área e aumente o leque de opções para ofertar ao cliente.

Fontes:
http://www.cursoparavidraceiro.com.br/noticia/como-aumentar-suas-chances-de-fechar-um-orcamento
https://metalumferragens.com.br/vidracaria-pratica-pos-venda/
http://www.wrglass.com.br/noticia/6-dicas-para-sua-vidracaria-vender-mais

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