Você está aqui:Home » Banner Principal » Quanto tempo você planejou para montar sua vidraçaria?

Quanto tempo você planejou para montar sua vidraçaria?

Para alcançar os objetivos e não cometer os mesmos erros de quem teve experiências mal sucedidas, é essencial ter um planejamento claro, objetivo e detalhado. O futuro empreendedor precisa saber onde está e aonde quer chegar. “A maioria dos vidraceiros não faz planejamento. Eu planejei mais de dois anos para montar minha vidraçaria”, lembra Francisco Marin, que teve vidraçaria por 33 anos, hoje é consultor técnico empresarial e auxilia outras vidraçarias.

Além do conhecimento do segmento e das suas perspectivas para o negócio, é necessário desenvolver um Plano de Negócios, através de pesquisas de mercado, análise da concorrência e as necessidades de consumo de seu público-alvo na região em que pretende atuar.

“É importante entender bem o segmento no qual quer iniciar. É necessária uma projeção da demanda a fim de ter uma estimativa de vendas para um determinado período. Tudo isso pode ser levantado com pesquisas em associações e em campo”, sugere Alexandre Araújo, professor Universitário, instrutor do Sebrae e e do Canal do Serralheiro.

Contudo, é de total importância para um empresário, iniciante ou não, ter uma formação ou um curso na área de gestão empresarial para conduzir melhor seu negócio. De acordo com Araújo, isso proporcionará uma visão geral de todo o negócio, o que lhe ajudará na hora de tomar decisões, analisar dados e usar ferramentas de gestão adequadas no seu dia a dia.

“A consequência disso será uma trajetória com muito menos atropelos e surpresas prejudiciais rumo ao sucesso”, completa. O vidraceiro Fábio Borboremas Farias não se precipitou e está planejando com calma a estruturação de seu negócio. Funcionário de uma vidraçaria, ele e mais dois parceiros estudam o terreno e aguardam a captação do capital inicial.

“A gente sabe que não é barato e o país está passando por um momento difícil, então o que eu quero agora é fazer alguns serviços para levantar o capital. Só depois disso eu dou início a uma coisa bacana assim, que chame atenção dos clientes. Já tenho todas as contas feitas e CNPJ, e ainda fiz cursos de gestão no Senai e no Sebrae. Pretendo comprar uma Pickup para fazer o transporte de mercadorias e uma moto para tratar das burocracias”, planeja.

Onde buscar ajuda?

Sebrae

O Sebrae possui diversos programas de auxílio ao pequeno empreendedor. Acesse: http://www.sebrae.com.br

VI Cursos

A Vidro Impresso Cursos possui 12 módulos para capacitar vidraceiros nos mais variados tipos de instalação com vidro e ainda preparar estes profissionais para uma gestão eficiente de seu negócio. Saiba mais: www.cursoparavidraceiro.com.br

Sobre o autor

Número de entradas : 613

Deixe um comentário

Rua 13 de Maio, 911 - Bela Vista - São Paulo - SP CEP 01327-000 | 11 2373-2385 | © 2012 Todos os direitos reservados.

Voltar para o topo