Você está aqui:Home » Notícias » Saiba como funciona a reciclagem do vidro

Saiba como funciona a reciclagem do vidro

Na última semana, falamos aqui no site da Anavidro sobre a reciclagem de para-brisas, processo fundamental para a indústria vidreira tanto por sua importância na limpeza do meio ambiente quanto pela economia gerada pelo reaproveitamento de matéria-prima.

Hoje, falaremos um pouco mais sobre como funciona o processo de reciclagem do vidro, que é um material reciclável em quase todas as suas formas, mas, quando descartado de forma irresponsável, permanece eternamente em lixões e aterros sanitários, sem receber o devido tratamento para ser reaproveitado.

O processo de reciclagem tem início com a separação de vidro de acordo com coloração e características, de modo a garantir a qualidade dos materiais que serão produzidos a partir dali. Depois, tudo o que foi separado passa pelo processo de lavagem, que retirar substâncias alheias ao processo, como os rótulos das garrafas. Os cacos moídos são fundidos a mais de 1300 ºC, podendo ser moldados novamente no que se desejar produzir.

O potencial de reciclagem do material é tão grande que um quilo de cacos de vidro gera exatamente um quilo de vidro novo, pronto para uso, e o processo simples, que tem início na coletiva seletiva de lixo, pode ser realizado infinitas vezes e promover ganhos ambientais extensos.

Reciclagem de vidro: alívio ao meio ambiente e economia em matéria-prima (www.abravidro.org.br)

Reciclagem de vidro: alívio ao meio ambiente e economia em matéria-prima (www.abravidro.org.br)

Fontes:
http://www.brasilescola.com/quimica/reciclagem-vidro.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Reciclagem_de_vidro
http://www.suapesquisa.com/reciclagem/reciclagem_de_vidro.htm
http://ambiente.hsw.uol.com.br/reciclagem-vidro.htm

Sobre o autor

Número de entradas : 155

comentários (62)

Deixe um comentário

Rua 13 de Maio, 911 - Bela Vista - São Paulo - SP CEP 01327-000 | 11 2373-2385 | © 2012 Todos os direitos reservados.

Voltar para o topo