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TRANSFORME SEU CONCORRENTE EM SEU PARCEIRO, APRENDA A NEGOCIAR PARCERIAS

 

Quando se fala em empreendedorismo, comércio, ter um negócio próprio, a palavra em foco é sempre “competitividade”. O mercado está muito competitivo, sempre são lançadas novas técnicas, produtos melhores, as estratégias de venda são aperfeiçoadas visando estreitar a relação com os clientes e, em meio a tudo isso, os empreendedores vão buscando maneiras de se destacar e superar a concorrência.
Mas muitos negócios tendem a estagnar após um certo período de crescimento pela falta de visão de seus gestores a respeito de uma realidade indiscutível: estabelecer uma parceria pode garantir um crescimento estável e duradouro ao seu negócio. E o que pode parecer ainda mais chocante a respeito disso: seu maior concorrente é seu melhor parceiro em potencial.

Por que negociar parcerias traz benefícios para o meu negócio?

Uma parceria se trata de um acordo feito entre as partes em prol de um benefício mútuo. Você pode propor uma parceria a um fornecedor, por exemplo, em que ele te oferece um desconto no fornecimento de produtos e você se compromete a não comprar mais aquele produto com nenhum outro fornecedor. Ambas as partes fazem concessões, mas ambas as partes saem ganhando.
É importante estar aberto a possibilidade de fazer parcerias e disposto a ceder um pouco para alcançar bons resultados. Isso porque por melhor que seja o seu negócio, a sua empresa sozinha nunca conseguirá atender toda a demanda do mercado, você sempre terá pontos fortes e pontos fracos. A estratégia está justamente em perceber que se unir a alguém que é forte naquilo que você é fraco, pode ser muito mais lucrativo do que investir tempo e dinheiro em aperfeiçoar aquela fraqueza a fim de superar o outro.

Por que meu maior concorrente é meu melhor parceiro em potencial?

Se ele é seu maior concorrente significa que vocês estão disputando os mesmos clientes e conforme dito anteriormente, tanto você quanto ele têm pontos fortes e pontos fracos, que têm mantido essa disputa em equilíbrio e parecem impedir que seu negócio cresça além do que já cresceu.
Agora imagine se, ao invés de tentar superar seu concorrente naquilo que ele é claramente superior a você, você puder compartilhar com ele aquilo em que você é superior e vice-versa? Juntos vocês terão seu potencial maximizado, poderão oferecer ao cliente melhores produtos e serviços de mais qualidade e conseguirão se estabelecer solidamente no mercado, se colocando acima de todos os outros concorrentes.

Dicas para negociar parcerias e transformar seu concorrente em seu parceiro

Apesar das vantagens inegáveis que as parcerias podem trazer, é um processo delicado que requer atenção para que dê certo.
Trouxemos aqui algumas dicas que vão te ajudar a estabelecer parcerias de sucesso e duradouras:

  • Identifique os pontos fortes e fracos, seus e do seu parceiro: a parceria ideal se dá quando uma empresa complementa a outra. Para que isso aconteça, você precisa ter bem claras quais são suas fraquezas e o que o parceiro pode oferecer na negociação, e vice-versa.
  • Esteja disposto a fazer concessões: como diz o ditado “não se pode fazer uma omelete sem quebrar alguns ovos”. Ao negociar uma parceria você precisa estar pronto a abrir mão de algumas coisas em prol do benefício geral.
  • Estabeleçam regras e um código de conduta: Ambas as partes devem estar devidamente cientes de qual é a sua função, do que devem e não devem fazer, de quando devem ou não fazer, se baseando sempre em uma conduta ética e respeitosa com o parceiro.
  • Seja o parceiro que você gostaria de ter: seja paciente com os possíveis problemas que surgirão, se disponibilize a oferecer um pouco mais do que simplesmente o que foi acordado a fim de fortalecer a confiança entre vocês, acompanhe o crescimento da parceria com uma visão positiva e comemore sempre que alcançarem bons resultados.

Esperamos que com essas dicas você já esteja mais aberto a ideia de negociar parcerias e transformar seu concorrente em seu parceiro, tendo em mente os grandes benefícios que isso pode vir a trazer para o seu negócio.

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