Você está aqui:Home » Notícias » Vidro soprado-soprado e a fabricação de garrafas

Vidro soprado-soprado e a fabricação de garrafas

Na semana passada, falamos sobre a fabricação de vidro soprado, que é um processo realizado tanto industrial quanto artesanalmente. Hoje, falaremos um pouco mais sobre o vidro soprado-soprado, processo empregado principalmente na fabricação das garrafas que utilizamos em nosso dia a dia.

O procedimento é iniciado da mesma forma que o anterior, começando pelo aquecimento da matéria-prima nos fornos, até a produção da gota de vidro, que é inserida num pré-molde, elaborado em aço. No primeiro sopro de ar comprimido, obtém-se a formação quase completa do gargalo, e, na etapa seguinte, num novo sopro de ar comprimido, o vidro chega à forma final.

Por meio do maquinário utilizado na linha de produção, o vidro assume as formas já determinadas pelos moldes, estabelecendo um processo de fabricação em série, muito veloz, sem possibilidades de variação, diferenciando-se bastante da manufatura do vidro soprado.

Garrafas recém formadas na linha de produção (www.ambev.com.br)

Garrafas recém formadas na linha de produção (www.ambev.com.br)

Nas fábricas de vidro, a etapa final consiste no resfriamento das peças, realizado numa placa de ventilação, mas, quando o processo é feito na linha de produção de bebidas, as garrafas já são preenchidas com seus respectivos conteúdos após o resfriamento.

No vídeo a seguir, confira com detalhes como ocorre cada procedimento na linha de produção do vidro soprado-soprado.

 

Sobre o autor

Número de entradas : 155

comentários (24)

Deixe um comentário

Rua 13 de Maio, 911 - Bela Vista - São Paulo - SP CEP 01327-000 | 11 2373-2385 | © 2012 Todos os direitos reservados.

Voltar para o topo