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Como realizar sua pós-venda?

Depois de ter a venda fechada, o seu trabalho só terá começado. Pareceu confuso? Pois é isso mesmo, é preciso reforçar o relacionamento com seus clientes em suas ações de pós-venda.

Antes mesmo de começarmos nosso artigo, como realizar sua pós-venda, vamos fazer você entender o conceito do pós-venda. Somente dessa maneira você conseguirá compreender o trabalho que precisa ser efetuado após a compra de um produto ou serviço prestado por sua empresa.

Acompanhe conosco dicas de como realizar um bom pós-venda e tire todas as suas dúvidas, aprendendo como continuar ganhando os seus clientes, mesmo depois da venda ter sido realizada. Confira.

Quais os passos de um pós-venda de sucesso?

O pós-venda chega a ser tão importante ou ainda mais quando se trata de todas as etapas de um processo comercial. Para marcar presença na rotina de seus consumidores, fazendo com que sua empresa/marca seja sempre lembrada. Vamos dar um exemplo, se a sua empresa vende máquinas agrícolas – bem material – você sabe quando termina a venda e inicia o pós-venda?

  • Após assinatura do contrato?
  • Depois da máquina já entregue?
  • Quando a máquina é instalada?
  • Quando a máquina foi testada e já entrou em operação?

A realidade é que em vendas complexas, existe a chamada “zona cinzenta” que acontece entre a venda e o pós-venda. Até porque, os contratos que incluam assistência técnica, serviços de manutenção, suporte e muito mais, acabam já sendo inclusos no valor do produto que tenha sido vendido.

Assim, a melhor definição para o pós-venda seria:

Ações que são destinadas para manter um relacionamento mais satisfatório e duradouro com qualquer prospect que tenha se tornado um cliente de fato. Conseguindo assim, oferecer atendimento de qualidade, atendendo sempre às necessidades de seus clientes, e mirando na fidelização de seus clientes.

Como fazer um pós-venda eficiente?

Essa é uma pergunta um tanto quanto ambiciosa, não é mesmo? Não podemos deixar de ressaltar que tudo depende do porte sua empresa, para que o pós-venda seja executado da melhor maneira pela própria equipe que realizou a venda. Seja por estruturas separadas ou por equipes especializadas em atender novos clientes.

Vendedores que continuem prospectando clientes, efetuando visitas, telefones e preparando apresentações e propostas, precisam de inúmeros dados de seus clientes. Da mesma maneira que precisam manter o histórico atualizados, ter boa visão de funil de vendas e qualquer outro tipo de informação sempre a mão! Assim conseguirá realizar todas as duas tarefas sem maiores complicações.

Ações de pós-venda que funcionam

Existem algumas ações de pós-venda que poderão auxiliar sua equipe, veja quais são:

  • Sempre cumpra o que prometeu para seus clientes;
  • Seus clientes merecem sempre o melhor;
  • Jamais passe nenhum tipo de problema para frente;
  • Tenha total interesse pelos seus clientes;
  • Esteja sempre um passo à frente de sua concorrência;
  • Clientes nem sempre possuem razão;
  • Jamais esteja ocupado demasiadamente para seus clientes;
  • Não é sempre que seus clientes estão errados;
  • Seus funcionários também são seus clientes.

E outro ponto muito importante na realização de um pós-venda de sucesso, está na resolução de problemas de seus clientes, se mantendo presente e os acompanhando de maneira constante. É preciso encantar seus clientes com ações específicas de pós-venda.

De acordo com dados do site Satisfação de Clientes – cerca de 85% das empresas nunca realizaram pós-venda e 94% surpreendentemente, não possuem um sistema digital que efetue a gestão comercial que consiga a monitoramento de seus clientes.

Que tal fazer diferente na realização do seu pós-venda e conseguir o sucesso que tanto deseja? Siga nossas dicas e tenha o resultado que você espera!

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